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MICHEL FOUCAULT E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: O COABITAR PROBLEMAS COMO UM EXERCÍCIO DE SI

Capítulo publicado

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo tematizar o ensino de filosofia no Ensino Médio, descrevendo a filosofia como um exercício de si que se realiza por diferentes práticas. Tendo como referência teórica a filosofia de Michel Foucault, o texto se desenvolve em dois momentos: primeiro, descrevemos sobre o ensino de filosofia no ensino médio técnico e depois, apresentamos a interpretação da filosofia como um modo de coabitar problemas. Nosso objetivo inicialmente é apresentar um diagnóstico do uso técnico do ensino de filosofia na educação tecnológica, isto porque, a filosofia torna-se um procedimento técnico quando busca o reconhecimento de si na produção da verdade e transmissão do conteúdo abstrato, prática que conduz ao empobrecimento da experiência de si. Em seguida, defendemos a atitude de coabitar problemas como modo de praticar a filosofia e combater um ensino que tradicionalmente se conduz de modo mecânico por meio de discursos retóricos e escritas reprodutoras sem vinculação com a vida. Enfim, como forma de coabitar o ensino de filosofia por meio de outras práticas, para além da obrigação discursiva que caracteriza nossa tradição filosófica, analisamos a prática do silêncio como um instrumento problematizador do presente e potencializador de novos modos de existir.

Fonte:

VANDRESEN, D. S. MICHEL FOUCAULT E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: O COABITAR PROBLEMAS COMO UM EXERCÍCIO DE SI. In: Reflexão sobre temas e questões em áreas afins à filosofia Organizadores Marcelo Máximo Purificação, Eleno Marques de
Araújo, Elisângela Maura Catarino. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020, p. 66-67.

Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/39509

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